O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou este sábado, em Adis Abeba, à margem da 39.ª Cimeira da União Africana, que não há nada irreparável nas relações entre a CPLP e a Guiné‑Bissau.
O Chefe de Estado, de acordo com a Presidência da República, destacou o papel da CEDEAO na mediação e a participação da CPLP no processo, sublinhando que o diálogo e a diplomacia são essenciais para restaurar a ordem constitucional, a paz e o desenvolvimento no país.
O Chefe de Estado, ainda de acordo com a fonte, “concordou plenamente” com a, declaração do presidente de Angola, João Lourenço, para quem “não basta legitimar golpes de Estado por eleições, reforçando que a diplomacia deve ser conduzida em fóruns apropriados e com seriedade, garantindo soluções duradouras para os desafios políticos africanos.
Nessa sua deslocação a Adis Abeba, o Chefe de Estado cabo-verdiano e o Presidente do BAD, Sidi Ould Tah, reforçaram, no sábado, a cooperação estratégica e o financiamento ao desenvolvimento.
“Além de rever projectos de transição energética e economia azul, o Chefe de Estado apresentou e convidou formalmente o presidente do BAD para o Encontro da Crioulidade (28 a 30 de Maio) – que destaca a crioulidade como modelo de convivência e soluções globais – e para a Conferência da Década do Oceano, em Julho.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver