O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva anunciou que foi recebido, este sábado, 14, pelo Papa Leão XIV, destacando o reforço das relações entre Cabo Verde e a Santa Sé e o interesse na canonização do “Negro Manuel”.
Segundo informações avançadas pelo primeiro-ministro numa rede social, durante a audiência com Sua Santidade, enalteceu as excelentes relações entre a Igreja Católica e o Estado de Cabo Verde, bem como o papel secular da instituição na formação da identidade cultural do povo cabo-verdiano.
Na mesma publicação, recordou que a Concordata, celebrada em 2013, constitui um marco importante nas relações entre Cabo Verde e a Santa Sé.
Indicou ainda que a sua implementação será aprofundada com a assinatura de um protocolo entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé, prevista para o mês de Maio deste ano, com enfoque na educação, na assistência religiosa, no matrimónio canónico, no regime fiscal e na protecção do património cultural religioso.
O primeiro-ministro manifestou também especial interesse pelo processo de canonização do “Negro Manuel”, servo da Virgem de Luján, ao destacar dados históricos que apontam para o seu baptismo em Cabo Verde, antes de ser levado para a Argentina como escravizado.
O governante considerou que a eventual canonização representaria um grande reconhecimento para o povo cabo-verdiano, diaspórico e resiliente.
A audiência permitiu ainda abordar a situação política e humanitária internacional, com particular atenção à África Ocidental, assim como as mudanças climáticas.
De acordo com a mesma fonte, Sua Santidade expressou especial solidariedade para com os pequenos Estados insulares, particularmente expostos aos efeitos gravosos das alterações climáticas.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver