O Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva a cinco mulheres detidas em flagrante delito pela Polícia Judiciária, por suspeitas da prática de crimes de tráfico de drogas de alto risco e de conversão e dissimulação de bens e valores. As detenções ocorreram na tarde de 8 de janeiro, no bairro da Bela Vista, cidade da Praia.
Segundo informou a Polícia Judiciária, através da Direção Central de Investigação Criminal, a operação foi conduzida pela Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada, no âmbito do cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliária, promovidos pelo Ministério Público e emitidos pelo Juízo de Instrução Criminal. A ação culminou na detenção das cinco suspeitas, com idades compreendidas entre os 20 e os 33 anos.
Durante a operação, as autoridades apreenderam várias quantidades de drogas, nomeadamente 22 doses individuais de derivados de cocaína e 117 doses individuais de haxixe, bem como materiais utilizados no acondicionamento e consumo de estupefacientes. Foram ainda encontrados produtos de corte usados na preparação da droga e uma balança de precisão.
Além dos estupefacientes, a PJ apreendeu 118.365 escudos em numerário, artefactos de prata, uma botija de gás lacrimogénio, telemóveis, uma bicicleta e outros objetos considerados de relevante interesse probatório para a investigação.
Após serem presentes às autoridades judiciárias para o primeiro interrogatório judicial, o tribunal aplicou às cinco arguidas, todas de nacionalidade cabo-verdiana, a medida de coação mais gravosa. As detidas irão aguardar os ulteriores trâmites processuais em prisão preventiva, na Cadeia Civil de São Martinho.
Fonte: PJ // Redação Tiver