O fornecimento de água potável às comunidades do Planalto Norte, no município do Porto Novo, tem enfrentado dificuldades devido a avarias nos sistemas de bombagem. O racionamento da água está afetando negativamente a atividade pecuária, principal fonte de rendimento da região.
O fornecimento de água potável às comunidades do Planalto Norte, no município do Porto Novo, tem sido comprometido por problemas nas estações de bombagem, que têm causado racionamento nos últimos tempos. A informação foi confirmada por Maduino Lima, presidente da Associação Comunitária Luz Verde do Norte, que alertou para o impacto negativo desta situação, especialmente no sector pecuário, que é a principal atividade econômica da região.
O projeto de adução e distribuição de água para o Planalto Norte, inaugurado em 2022, começa a apresentar falhas nas estações de bombagem, que operam com energia fotovoltaica. De acordo com o delegado municipal, Jacy Lima, as avarias foram agravadas pelas cheias de 11 de Agosto, que danificaram tanto as bombas quanto a nascente que abastece o sistema. Como resultado, a distribuição de água tem sido limitada, afetando a rotina das comunidades e a economia local.
Inforpress // Redação Tiver