No decorrer das diferentes formas de luta para salvaguarda dos direitos dos professores iniciados em outubro de 2023 consubstanciadas em manifestações, greve e não lançamento de notas no SIGE, o ministério da educação instaurou processos disciplinares a mais de 300 professores, segundo uma nota dos professores de CV, que tivemos acesso. Segundo a mesma fonte, esses processos não têm respaldo legal algum, uma vez que o SIGE ainda não foi regulamentado e não procedem aos ditames legais.
Segundo a nota de imprensa a que a nossa redação teve acesso, os professores que foram instaurados processos disciplinares cumpriram de forma abnegada as suas atribuições, dando aulas, aplicando testes, trabalhos de grupos, e os alunos foram avaliados continuamente através das suas participações nas aulas.
Na mesma linha contínua que após o término da avaliação, esses professores participaram nas reuniões avaliativas marcadas pelas direções das escolas, atribuindo também as notas aos alunos e informando também aos pais e encarregados de educação sobre os resultados das avaliações dos seus educandos.
Reafirmando assim, que não se denota nenhuma irregularidade praticada pelos docentes, uma vez que cumpriram na íntegra com todas as suas obrigações.
Segundo os professores de CV, o objetivo é silenciar a classe para que as notas do 3º trimestre possam ser colocadas e assim, poderem ultimar o ano letivo que foi de bastantes sobressaltos.
Para finalizar, segundo a nota, a inspeção geral de ensino, tem apresentado penas num dos seus níveis mais altos que é o de suspensão com possibilidade de corte de salário, o que consideram que só veio a corroborar o que sempre esteve a olho nu de que a inspeção geral de ensino sempre quis manter a classe refém por via da suspensão temporária de salário.
A nossa redação entrou em contato com os professores afetados por esta decisão, contudo não quiseram dar esclarecimentos. Entramos em contato também com o ministério da educação, mas não conseguimos falar com os responsáveis.
Fonte: Nota de Imprensa // Redação Tiver