O secretário executivo regional do Sindicato Regional dos Professores considerou hoje que os professores enfrentam grandes desafios no país e a nível global, pelo que a luta da classe docente e dos sindicatos é contínua. Nelson Cardoso, secretário executivo regional do Sindicato Regional dos Professores (Sindep), em São Vicente, falava a propósito do Dia Internacional dos Professores, que se celebrada neste domingo, 05 de Outubro.
O secretário executivo regional do Sindicato Regional dos Professores, Nelson Cardoso, afirmou que os sucessivos governos têm dado pouca valorização à classe docente, considerando esta realidade “mais do que evidente”. Acrescentou ainda que a luta dos professores e dos sindicatos que os representam é uma “luta permanente”.
Nelson Cardoso lamentou que o PCFR tenha negado a promoção na carreira aos professores assistentes, formados no Instituto Pedagógico e detentores de bacharelato, considerando que, apesar do aumento salarial ser positivo, os docentes “merecem muito mais do que foi dado”.
Além disso, segundo o secretário, “a última revisão curricular trouxe exaustão e colocou em risco a saúde mental dos professores”, já que há docentes que trabalham com 10 a 11 turmas.
O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente a 5 de outubro, tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos docentes. Criado em 1994, a data assinala a assinatura de uma recomendação conjunta da Organização Internacional do Trabalho e da UNESCO, que define diretrizes sobre os direitos e responsabilidades dos professores.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver