PROGRAMA AÇÃO CLIMÁTICA 2024 ORÇADA EM 440 MIL CONTOS

O plano operacional do Programa Ação Climática, vai ser aprovado este ano num valor 440 mil contos, para o financiamento de várias atividades. Garantias do Ministro da Agricultura e Ambiente, na sequência da II Reunião do Comité de Pilotagem, do referido programa, revelando a aprovação da lei do clima.

A reunião serviu para avaliar os resultados alcançados em 2023 e aprovar o plano de trabalho para 2024, conforme o Encarregado de Negócios da Embaixada do Grão Ducado de Luxemburgo, ano de 2023 foi o mais quente, afetando muitos países, principalmente o Luxemburgo e países mais vulneráveis como é o caso de Cabo Verde, e nesse contexto o Programa de Ação Climática visa apoiar o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas para melhor mitigar os efeitos do aquecimento global.

Segundo o Ministro da Agricultura e Ambiente, o programa de ação climática trata se de um programa estruturante para o arquipélago construir inteligência climática e competências para melhor mobilização dos recursos financeiros, tecnológicos, e aquisição de conhecimentos necessários para edificação um país mais resiliente, capaz de dar respostas e adaptar ás mudanças climáticas.

Neste leque de atividades está incluído os trabalhos a serem feitos no domínio do mapeamento de riscos, um conjunto de medidas que contribuem para reforçar as competências das instituições ligadas a governança do clima. 

O governo vai ter um 2024 em que Cabo Verde vai colocar as peças necessárias para dizer que somos um país com excelente governança climática, ainda que sejamos pequenos, mas podemos estar relevantes como estamos sendo em matéria de futebol, finalizou.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *