O Provedor da Justiça, afirmou que a Cadeia Regional de Santo Antão é “uma referência em vários aspetos”, sublinhando “melhorias notáveis”, apesar de ainda necessitar de “alguns retoques” no seu estado físico. A constatação foi feita durante uma visita à ilha.
José Carlos Delgado falava à imprensa após uma visita à Cadeia Regional de Santo Antão, localizada na Ponta do Sol, município da Ribeira Grande, e salientou que embora a cadeia enfrente problemas de superlotação as condições oferecidas aos reclusos são “bastante satisfatórias” em diversos pontos.
Outro ponto elogiado pelo Provedor da Justiça foi a iniciativa de criar uma horta dentro da prisão, uma medida que visa sustentar a dieta alimentar dos reclusos.
Esta prática é, segundo a mesma fonte, uma forma de “melhorar a qualidade de vida” dentro da prisão, além de incentivar o trabalho e a autonomia dos detidos.
José Carlos Delgado destacou também o trabalho desenvolvido na Cadeia de Ponta do Sol, que considerou “um exemplo” de reintegração social.
O Provedor sublinhou ainda que o modelo de reintegração social implementado na Cadeia de Ponta do Sol deve ser seguido por outras instituições prisionais do país.
José Carlos Delgado lembrou que embora a cadeia de Santo Antão ainda enfrente desafios a evolução verificada nos últimos dois anos, desde que visitou a instituição, “é significativa”.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver