Vladimir Putin afirmou nesta quinta-feira, num discurso anual que o período de “domínio absoluto” do Ocidente está “a chegar ao fim“.
Vladimir Putin acredita que domínio do Ocidente está a chegar ao fim. Com a guerra da Ucrânia sempre em eco, o líder do Kremlin traçou a sua visão do mundo, numa conferência de analistas políticos internacionais, onde se discutiu o papel da Rússia no mundo.
À frente está provavelmente a década mais perigosa, imprevisível e ao mesmo tempo importante desde o fim da Segunda Guerra Mundial – Vladimir Putin
Putin, acusou o Ocidente de jogar sujo e que está “a tentar desesperadamente” “governar o mundo”.
O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, descreveu o discurso de Putin como sendo freudiano, pois acusa os outros de tudo o que faz; prevendo que: “quem semeia ventos, colhe tempestades”. E a tempestade está a chegar”. Os Estados Unidos, por seu lado, colocam a ameaça russa em perspetiva, comparando-a com o desafio que a China representa.
Lloyd Austin reconheceu a preocupação sobre uma possível “escalada” das tensões com a Rússia. Declarando ainda que a resposta comunidade internacional seria significativa em caso de ataque nuclear.
Fonte: Euronews