PUTIN VOLTA A DIZER QUE PODE USAR ARMAS NUCLEARES

Em entrevista à televisão e agência noticiosa estatais da Rússia, Putin disse esperar que os Estados Unidos não provoquem um conflito nuclear e mostrou-se confiante de que os objetivos na Ucrânia serão atingidos.

Vladimir Putin voltou a afirmar que a Rússia está pronta a utilizar armas nucleares se houver uma ameaça à sua condição de Estado, soberania ou independência, manifestando a esperança de que os Estados Unidos se abstenham de ações que possam desencadear um conflito nuclear.

Em entrevista à televisão estatal russa divulgada na madrugada de quarta-feira, Putin reiterou que as forças nucleares russas estão em plena prontidão  “do ponto de vista técnico-militar”. 

A declaração de Putin foi mais um aviso direto ao Ocidente, antes de uma semana em que é quase certo que ganhará mais um mandato de seis anos na presidência da Rússia.

O líder russo tem falado repetidamente sobre a possibilidade de utilizar armas nucleares desde que lançou a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. A mais recente ameaça tinha sido feita no discurso sobre o estado da nação, no final do mês passado.

Na entrevista agora divulgada, Putin descreveu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como um político veterano que compreende perfeitamente os possíveis perigos de uma escalada do conflito, e disse não acreditar que o mundo esteja a caminhar para uma guerra nuclear.

Questionado sobre se alguma vez pensou utilizar armas nucleares no campo de batalha na Ucrânia, Putin respondeu que não viu necessidade de o fazer.

Fonte: Euronews 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *