QUÊNIA ASSINA ACORDO COMERCIAL COM A UE PARA PROTEGER EXPORTAÇÕES

O Quênia assinou nesta segunda-feira um Acordo de Parceria Econômica com a União Europeia que garantirá acesso isento de impostos para seus produtos agrícolas em seu maior mercado de exportação. Os bens europeus que entram no Quênia terão tarifas reduzidas ao longo de um período de 25 anos.

Bens europeus que entram no Quênia terão tarifas reduzidas ao longo de um período de 25 anos sob o acordo, disseram autoridades em uma cerimônia de assinatura na capital queniana, Nairóbi.

O acordo levou sete meses para ser negociado, tornando-se um dos mais rápidos que a UE já fechou, disseram autoridades de ambos os lados.

O Quênia, a sétima maior economia da África, é um grande exportador de chá, café, flores, frutas e vegetais. A UE representa 21% das suas exportações totais.

“Além do comércio, os acordos visam estimular os investimentos e a manufatura”, disse o presidente do Quênia, William Ruto, em seu discurso.

O Quênia assinou um acordo comercial inicial com a UE em 2016, ao lado de seus parceiros no bloco comercial de seis nações da Comunidade da África Oriental, mas não foi assinado pela maioria dos países da EAC e, portanto, não entrou totalmente em vigor.

Enquanto os outros membros da EAC são classificados como países menos desenvolvidos, o que significa que suas exportações podem continuar a ter acesso sem o acordo, o Quênia tem renda média e, portanto, teve que buscar um acordo autônomo.

O acordo segue agora para os parlamentos de ambos os lados para ratificação.

O Quênia também está negociando um acordo de comércio e investimento com os Estados Unidos, que seu ministro do Comércio disse esperar ser assinado no ano que vem.

Fonte: Reuters // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *