Os reclusos da cadeia de São Martinho, na Praia, estão em greve esta terça-feira. Segundo apurou A NAÇÃO online, no local, em questão está o aumento dos preços de vários produtos e alimentos dentro da cadeia que, segundo os familiares, aumentou consideravelmente.
Os reclusos da cadeia de São Martinho, na Praia, cumprem hoje uma greve de um dia. Desde manhã cedo no local, o A NAÇÃO online constatou que o ambiente é relativamente calmo, mas com vários familiares de reclusos já concentrados junto à entrada.
Os familiares estão inclusive a fazer cartazes em solidariedade para se manifestarem do lado de fora da cadeia.
Hoje, garantiram várias fontes no local, não há visitas, e os reclusos não vão comer a comida da cadeia, não vão sair para os banhos de sol, isso tudo para mostrar a sua insatisfação com a situação que estão a viver lá dentro.
Os familiares dizem que a situação da má alimentação já se arrasta há muito tempo, e que, desde a covid-19, deixaram de poder levar alimentos para dentro da cadeia.
Segundo avançam não há produtos de higiene lá dentro, e o preço dos alimentos também aumentou de forma muito considerável.
Agastados com a situação, decidiram partir para a greve.
De notar que o ambiente que deixa transparecer de dentro para fora da cadeia é calmo, pois não se ouve para já grande barulho.
A NAÇÃO online está a tentar chegar à fala com o Director da Cadeia, mas sem sucesso para já.
De notar que a cadeia foi projectada para 600 reclusos e, actualmente, tem mais do dobro da capacidade, mais de metade a cumprir penas por roubo e os restantes por homicídio, na maioria.
Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver