O representante residente do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF incentivou hoje os sectores público, privado, académico e comunitário a criarem mecanismos e políticas que promovam o voluntariado e reforcem a rede de solidariedade e de mudança.
David Matern falava na abertura de uma ‘conversa aberta’ promovida pelo Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV, na sigla em inglês) na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade a Praia, para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado.
Segundo o responsável, o debate visa reforçar o compromisso partilhado de construir um Cabo Verde onde o voluntariado seja reconhecido, estruturado e valorizado como uma força essencial para o desenvolvimento sustentável.
O representante da ONU reconheceu que Cabo Verde tem sido guiado por um “espírito de voluntariado admirável” desde a independência, através do conceito de “djunta mo” (união de mãos) e de vontade, demonstrando a determinação de construir um futuro melhor e mais inclusivo.
Lembrou igualmente que as Nações Unidas têm trabalhado de forma incansável para mobilizar perfis qualificados que reforcem as capacidades nacionais.
“O primeiro passo para apoiar o voluntariado é reconhecer e valorizar o trabalho que cada pessoa realiza em prol de um mundo melhor, uma missão nobre que junta conhecimento e vontade de contribuir para um mundo mais igualitário para todos”, sugeriu.
David Matern aproveitou para expressar a profunda gratidão aos voluntários cabo-verdianos e internacionais pelo seu impacto “silencioso e ao mesmo tempo inspirador” do trabalho que desenvolvem, tendo encorajado os universitários e demais cidadãos a integrarem o Programa de Voluntários das Nações Unidas.
“Vocês são o rosto vivo do compromisso das Nações Unidas com o país, e o vosso exemplo inspira-nos todos os dias. Que este Dia Internacional do Voluntariado nos lembra que em cada acto de serviço existe a semente de um futuro melhor”, disse.
O Dia Internacional do Voluntariado marca este ano o lançamento de 2026 como o Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável.
Sob o lema: “Cada Contribuição Conta” a data convida à reflexão sobre o impacto que o voluntariado tem nas comunidades e sobre como continua a ser uma ponte entre a solidariedade e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver