REUNIÃO REGIONAL EM CV MARCA MEIO SÉCULO DE VACINAÇÃO EM ÁFRICA

Cabo Verde acolheu pela primeira vez a Reunião Regional de gestores dos programas alargados de vacinação dos países de África Ocidental, coincidindo com as celebrações dos 50 anos de vacinação no continente africano. O evento, que reuniu especialistas, decisores e profissionais de saúde de toda a região, teve como objetivo analisar os avanços e desafios enfrentados pelos programas de vacinação ao longo das últimas décadas.

A cerimónia comemorativa dos 50 anos de vacinação em África marcou o primeiro dia do encontro, destacando o impacto das campanhas de imunização após a covid-19 e surtos que surgem a cada dia. Segundo os dados apresentados, as vacinas têm salvado milhões de vidas e contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida nos países da África Ocidental.

É um encontro anual de gestores dos programas nacionais de vacinação dos países da África Ocidental, é claro que nós temos um alinhamento global da OMS para a vacinação, mas também nos temos um alinhamento no nosso continente africano. só isso já mostra a relevância de estar-mos reunidos anualmente para discutir os grandes desafios e ganhos da vacinação, sobre tudo a vacinação de rotina, e principalmente o impacto que têm após a covid-19 e também a vacinação relativamente aos surtos epidémicos que surgem a cada dia na nossa sub-região, e que afecta duramente Cabo Verde” –  Directora Nacional Da Saúde

Cabo Verde já alcançou imensos ganhos em relação a vacinação, e um dos exemplos é a avaliação externa de vacina, na qual o país teve uma das melhores pontuações da África.

Com o país a enfrentar alguns desafios nessa temática, este encontro serve para trocar experiências, discutir novas estratégias para aumentar a cobertura vacinal e combater a resistência à vacinação.

As comemorações dos 50 anos de vacinação em África são um marco importante para reconhecer os esforços dos profissionais de saúde e das comunidades na luta contra doenças preventivas, e reforçam o compromisso coletivo de alcançar uma cobertura vacinal universal em toda a região.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *