A delegada da Educação da Ribeira Grande de Santiago, manifestou a intenção de “zerar a taxa de abandono escolar” no município, que actualmente se mantém abaixo de 1,5 por cento (%). Ernestina Rocha falava à Inforpress na sequência da cerimónia de boas-vindas ao ano lectivo 2023/2024.
A cerimónia que teve lugar na Escola Secundária de Salineiro, com vista a cumprimentar os professores, em particular os transferidos. “Deixo aqui uma mensagem de muita confiança, o nosso concelho tem sido uma referência a nível nacional em termos de educação e este ano almejamos principalmente aumentar a taxa de aprovação e reduzir o abandono escolar a 0 %”, vincou aquela responsável.
Segundo a delegada, neste ano lectivo, que se inicia segunda-feira, 18, o município da Ribeira Grande de Santiago conta com 125 professores distribuídos aos quatros agrupamentos, atendendo a uma estimativa de 1.655 alunos do primeiro ao 12º ano de escolaridade, além das crianças do pré-escolar do município.
Ernestina Rocha afirmou, que em termos da educação no concelho está muito bem servido”, para quem, relativamente ao parque escolar, todas as escolas do município estarão “devidamente habilitadas” para o arranque do novo ano lectivo.
“A única escola que faltava para a reabilitação é a escola de João Gonçalves, mas os trabalhos iniciaram-se segunda-feira, 11, e acreditamos que até ao dia 18 a escola estará pronta, ou seja, a nível do concelho está tudo a posto para o arranque do ano lectivo”, assegurou a delegada.
A nível de transporte escolar, a mesma comunicou que a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago já confirmou que este funcionará a partir do primeiro dia de aulas.
Ernestina Rocha indicou, igualmente, que as escolas já estão apetrechadas de géneros alimentícios, o que garante também refeições quentes desde o arranque do ano lectivo.
Informou também que a delegação receberá hoje os kits escolares da Ficase para serem distribuídos aos alunos.
Das novidades para este novo ano, apontou a instalação de um laboratório de informática, Web Lab 2 e uma sala de ensino a distância que servirá para formação dos professores ao longo do ano lectivo.
“A expectativa é grande, nós queremos que a educação na Ribeira Grande de Santiago seja de qualidade porque o nosso pressuposto é atingir o ODS 4, que é a educação de qualidade, e tudo vamos fazer para que tenhamos um ano lectivo tranquilo”, garantiu.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver