No segundo trimestre de 2024, o ritmo de crescimento económico aumentou em comparação com o primeiro trimestre do corrente ano, segundo os dados divulgados INE. Este diagnóstico conjuntural favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários do comércio em estabelecimentos, do turismo, da construção, e dos transportes e serviços auxiliares aos transportes.
Os dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos indicam que, no segundo trimestre de 2024, o indicador de clima de confiança continuou a tendência ascendente do trimestre anterior.
No sector de Comércio em Estabelecimentos, o indicador de confiança teve uma tendência ascendente no último trimestre, situando-se acima da média da série.
No Turismo, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente no último trimestre, situando-se ainda acima da média e mostrando uma conjuntura favorável.
Na Construção, o indicador de confiança manteve a mesma tendência do último trimestre, situando-se acima da média.
Já no Comércio em Feira, o indicador de confiança manteve a mesma tendência do trimestre passado, evoluindo negativamente relativamente ao mesmo período do ano de 2023. A conjuntura neste sector é desfavorável, situando-se abaixo da média.
Na Indústria Transformadora, o indicador de confiança situou-se abaixo da média.
No sector dos Transportes e Serviços Auxiliares aos Transportes, o indicador de confiança contrariou a tendência observada anteriormente, situando-se acima da média..
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver