RÚSSIA COLOCA DE LADO CONVERSAÇÕES DE PAZ COM A UCRÂNIA

As autoridades de Kiev têm-se recusado a discutir qualquer acordo de paz com o Kremlin, a menos que este envolva a retirada completa das tropas russas de todas as áreas ocupadas, incluindo a península da Crimeia.

Devido à incursão das forças ucranianas em território russo, Moscovo decidiu suspender as conversações de paz sobre a guerra contra o país vizinho, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo na quarta-feira.

Numa conferência de imprensa dedicada aos chamados “crimes do regime de Kiev”, o embaixador-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Rodion Miroshnik, afirmou que a questão das conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia tinha sido “feita uma longa pausa” após os ataques de Kiev à região de Kursk, classificando-os como “ações terroristas”.

“Conduzir negociações com um adversário absolutamente inadequado atualmente é, simplesmente, antinatural”, explicou Rodion Miroshnik.

Após a invasão total da Ucrânia pela Rússia, no início de 2022, as autoridades de Kiev recusaram-se a discutir qualquer acordo de paz com Moscovo, a menos que este envolva a retirada completa das tropas russas de todas as áreas ocupadas, incluindo a península da Crimeia, anexada unilateralmente pelo Kremlin em 2014.

Entretanto, uma segunda região fronteiriça russa, Belgorod, declarou situação de emergência, uma vez que as forças ucranianas prosseguem a sua incursão no território de Moscovo, que já vai na segunda semana.

O governador da região, Vyacheslav Gladkov, descreveu a situação como “extremamente difícil e tensa”, alegando que as forças ucranianas destruíram casas e causaram vítimas civis, enervando a população local.

Cerca de 5.000 crianças foram transferidas para abrigos em áreas seguras, disse Gladkov no seu canal Telegram. No dia anterior, Gladkov disse que cerca de 11 000 pessoas tinham fugido das suas casas e que cerca de 1 000 tinham ficado em centros de alojamento temporário.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *