A Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, mostrou-se preocupada com o estado das infra-estruturas hidroagrícolas nesse vale. A organização apelou ao Ministério da Agricultura e Ambiente para apoiar a sua recuperação.
O presidente da associação dos agricultores, Manuel Jesus Évora, destacou a situação da captação e da levada (conduta) a partir da nascente de Mãe de Água até à zona de Covão como os casos que mais preocupa os lavradores nesta altura, devido a danos sofridos nas cheias de Agosto e Setembro.
Este responsável admitiu que existem outras infra-estruturas que precisam de atenção, mas deseja que Ministério da Agricultura e Ambiente ajude os agricultores a recuperar a levada e a captação de água por ser os casos mais urgentes, que clama pela atenção deste ministério.
O Governo tem em curso no município do Porto Novo um programa de recuperação das infra-estruturas hidráulicas afectadas pela tempestade Erin, num investimento de cerca de 18 mil contos.
Todos os vales agrícolas afectados pelas cheias estão a ser contemplados, avançou o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros, informando que, no caso do Tarrafal de Monte Trigo, 29 agricultores estão a ser apoiados na recuperação física das parcelas.
Além disso, esses agricultores vão ser contemplados com tubagem.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente assegurou que Porto Novo está a beneficiar de outros investimentos na agricultura, através de um pacote de dez mil contos.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver