SA: CE RESOLVE PROBLEMA DE EMBARGO DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS

 O novo centro de expurgo de Santo Antão, que está a ser construído no porto de Porto Novo, deverá resolver o problema do embargo aos produtos agrícolas da ilha, imposto há quase 40 anos devido à praga dos mil pés. A infra-estrutura deve ficar pronta ainda em 2024 e espera-se que venha a trazer um novo impulso à agricultura em Santo Antão.

O novo centro de expurgo, localizado dentro das instalações portuárias de Porto Novo, terá uma área de 1350 metros quadrados e está orçado em 80 mil contos.

Segundo o delegado do Ministério da Agricultura no município do Porto Novo, Joel Barros, as obras estão a decorrer “a um bom ritmo” e, quando finalizada, o centro vai facilitar o escoamento dos produtos agrícolas para os mercados turísticos do Sal e da Boa Vista.

O executivo, por sua vez, vê o centro de expurgo como solução para resolver o problema do embargo imposto há quase 40 anos aos produtos agrícolas de Santo Antão, devido à praga dos mil-pés e, ao mesmo tempo, é uma obra que traz “muitas vantagens” aos agricultores de Santo Antão pelo facto de se situar no “ponto de saída” desta ilha.

O centro de pós-colheita que existe no concelho desde 2013 tem funcionado de forma residual, dada a sua localização, criticada pelos agricultores. Mesmo assim, segundo dados do Ministério da Agricultura, em 2023 foram tratadas cerca de 118 toneladas de produtos.

Fonte: A Nação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *