Algumas localidades do Concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, como Caibros, Figueiral, Ribeira de Duque e Mocho, ficaram isoladas devido às chuvas que caíram desde quarta-feira, 20, em todo o arquipélago. Elas prolongaram-se, acompanhadas de relâmpago com fortes trovoadas.
A situação crítica no Concelho da Ribeira Grande está a merecer a atenção das autoridades locais. A informação foi avançada à imprensa pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, que afirmou que há estragos principalmente nas estradas carroçáveis que já estavam restabelecidas.
O edil ribeira-grandense frisou que já estão a fazer o levantamento dos estragos para ser elaborado um plano de emergência para apresentar ao Governo pois, segundo o mesmo, a câmara sozinha “não consegue” fazer face a todas estas situações.
Orlando Delgado garantiu que a prioridade da autarquia, no momento, é restabelecer as ligações e pontuou que, até próxima à semana, já terão condições de o fazer.
A chuva amiga bafejou, todas as ilhas de Cabo Verde. Na cidade da Praia houve queda de precipitações com intensidade moderada na noite de quarta-feira e na manhã de hoje. O mesmo aconteceu nas demais ilhas.
Cabo Verde tem vindo a registrar, com frequência, chuvas moderadas, chegando até a transbordar barragens, como é o caso da barragem da Ribeira Principal, na ilha de Santiago, renovando assim as esperanças dos agricultores para um bom ano agrícola.
É de lembrar que nesta época, julho, agosto e setembro, é habitual haver ocorrência de chuvas, permanecendo até outubro.
Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver