O administrador das Estradas de Cabo Verde, António Tavares, garantiu que a reabilitação da estrada de Caibros de Ribeira Jorge e Ribeira Grande de Santo Antão, vai ser concluída e entregue à população até Dezembro de 2025. Oprojecto, orçado em de 200 mil contos.
António Tavares, que falava aos jornalistas após verificar in loco o andamento dos trabalhos das obras da estrada de Caibros, explicou que a mesma faz parte do Programa de Melhoria da Conectividade e Infraestruturas Urbanas, uma iniciativa do Governo que visa a requalificação e construção de várias infraestruturas, não apenas em Santo Antão, mas também em diversas outras ilhas.
António Tavares enfatizou a relevância dessa intervenção, que, segundo disse, irá resolver um “problema crônico” de manutenção dessa estrada, que ao longo dos anos gerou custos “elevados para a Estradas de Cavo Verde.
A obra, segundo o administrador da Estradas de Cabo Verde, inclui investimentos significativos em diversas áreas, e irá proporcionar “mais segurança” e continuidade no tráfego.
Além de melhorias na pavimentação, está previsto o reforço da infraestrutura com a construção de muros ao longo da zona de ribeira e passagens hidráulicas nas travessias dessas ribeiras, de forma a garantir que a estrada se mantenha operacional, mesmo nas épocas de chuvas intensas.
Por sua vez, o ministro das Infraestruturas, Vítor Coutinho, disse que Santo Antão é uma ilha “desafiante, com uma topografia montanhosa e uma grande produção agrícola..
A reabilitação da estrada de Caibros terá uma extensão de aproximadamente 2,8 quilómetros, a infraestrutura é financiada pelo Banco Mundial, através do Projeto de Melhoria da Conectividade e Infraestruturas Urbanas.
Fonte: Inforpress// Ad: Redação Tiver