O grupo carnavalesco “Patchê Parloa”, que levou à avenida o enredo “Turismo o encanto do Sal”, é o vencedor do Carnaval 2025 no Sal, conquistando os títulos de rei, rainha, mestre de sala e rainha de bateria. Para o presidente do grupo vencedor, Nuno Lopes, é com satisfação que recebem este prémio, embora, sublinhou, o grupo tenha trabalhado para merecer mais prémios.
“Patchê Parloa”, que explorou no seu enredo a história e o futuro da ilha do Sal, apresentando-se na avenida com cerca de 400 foliões, distribuídos em oito alas e dois carros alegóricos, mereceu ainda os títulos rainha e o rei do Carnaval, rainha da bateria e mestre de sala.
Já o grupo Gaviões, que tentava defender o título, com o enredo “Salva Rainha da Morna, Herança de Cis”, uma homenagem à rainha da morna e à sua herança cultural, mereceu os prémios de melhor musica, melhor carro alegórico e porta bandeira, conquistando assim o segundo lugar no Carnaval do Sal.
O terceiro classificado foi para o grupo Pedra de Lume na Folia, que este ano saiu pela primeira vez como grupo oficial, apresentando o enredo “Pedra de Lume na Rota do Sal, Mar e Desporto”, celebrando a história e as tradições da localidade.
Kriola África, que foi o primeiro grupo a desfilar na avenida e que apresentou o enredo “África na Alma, Cabo Verde no Coração”, um tributo às raízes africanas e à identidade cabo-verdiana, ficou com o quarto lugar.
Para o presidente do grupo vencedor, Nuno Lopes, é com satisfação que recebem mais este prémio, embora, sublinhou, o grupo tenha trabalhado para merecer mais prémios.
Já o presidente de hora do grupo Gaviões, José do Rosário, mostrou-se bastante insatisfeito com os resultados, destacando que os jurados “estão a tirar o mérito do trabalho feito pelo grupo”.
A rainha de bateria recebeu de prémio 35 mil escudos; porta bandeira e mestre de sala 40 mil escudos cada, melhor carro alegórico arrecadou o prémio de 150 contos, cabendo ao grupo vencedor 300 mil escudos e 200 mil para o segundo colocado e 100 mil para o terceiro lugar.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver