A Delegacia de Saúde de Santa Catarina de Santiago tem atualmente 420 pacientes diagnosticados com distúrbios mentais. No entanto, apenas cerca de metade deles recebem acompanhamento regular.
Os dados foram revelados pela psicóloga clínica Maria Nascimento Semedo, em entrevista à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de Outubro.
Segundo Maria Nascimento, o número de pacientes em seguimento está em constante actualização já que há casos de transferências, falecimentos e abandono do tratamento, o que exige uma monitorização contínua dos dados.
Neste momento, avançou, a Delegacia de Saúde oferece consultas regulares de psicologia e realiza três sessões mensais com um psiquiatra do Hospital Regional de Santiago Norte, que se desloca para a delegacia e atende cerca de 20 pacientes por dia.
Sobre a natureza dos casos, a psicóloga explicou que a maioria dos casos atendidos pela Delegacia de Saúde envolve transtornos de adaptação, com manifestações de depressão e ansiedade, assim como diagnósticos de esquizofrenia, sendo que este último representa uma grande parte dos doentes mentais seguidos pela equipa de Saúde.
Os pacientes em acompanhamento, segundo a psicóloga, estão actualmente compensados e têm o suporte contínuo de seus familiares que participam de sessões de orientação para garantir a continuidade do tratamento.
Além das consultas e intervenções directas, a Delegacia de Saúde tem promovido actividades de sensibilização e capacitação junto às comunidades e escolas, visando reduzir o preconceito e a discriminação contra pessoas com transtornos mentais.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver