SANTA CRUZ  APROXIMA-SE DOS 100 CASOS DE VIH

O município de Santa Cruz está prestes a atingir os 100 casos notificados de infecção por VIH, um dado que levou a delegacia de saúde local a intensificar as acções de prevenção, diagnóstico e informação junto da população.A informação foi avançada pela delegada de saúde de Santa Cruz, Janice Tavares, durante uma mega feira de saúde realizada em Pedra Badejo.

 A actividade mobilizou equipas técnicas e parceiros para disponibilizar diversos serviços de saúde, desde despistes de HIV, sífilis e hepatites B e C, até avaliações nutricionais, medição de glicemia e tensão arterial, distribuição de preservativos, sensibilização sobre autoteste e PrEP, além da aula de actividade física “Mexe Mexe”.

Janice Tavares destacou que os autotestes de VIH já se encontram disponíveis gratuitamente em todos os centros de saúde do município, permitindo que as pessoas realizem o diagnóstico em casa, de forma confidencial e orientada.

Paralelamente, foi reforçada a divulgação da PrEP, medicação preventiva indicada para pessoas VIH-negativas que convivem com parceiros seropositivos ou pertencem a grupos de maior risco. Segundo Janice Tavares, o município “não foge à realidade nacional e internacional” no que toca à presença da infecção.

Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *