O Presidente da República destacou em Santa Cruz, a actuação rápida das autoridades locais e nacionais no apoio às populações afectadas pelas chuvas torrenciais de 13 de Novembro que provocaram danos significativos em vários municípios da região Santiago Norte. José Maria Neves falava no seu último dia da sua visita aos Municípios de Santiago Norte.
Segundo o Presidente, a situação se caracteriza por três aspectos principais, em que o primeiro passa pelos prejuízos de grande dimensão suportados por agricultores e criadores, que viram propriedades e produções atingidas pela força das enxurradas.
Apesar dos estragos, o Presidente sublinhou que as chuvas também trouxeram “ganhos importantes” para a capacidade de armazenamento hídrico do país.
Além disso considerou também que a barragem de poilão está dois metros do limite e que vai ser muito importante na bacia hidrográfica.
José Maria Neves deixou ainda uma mensagem de união e confiança, sublinhando que o povo cabo-verdiano tem experiência acumulada no enfrentamento de longos períodos de seca e cheias intensas muito antes da crise climática se tornar um tema global.
Neste último dia da visita presidencial a Santiago Norte, o programa incluiu deslocações a municípios como São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz, com passagem por infra-estruturas estratégicas como as barragens de Faveta, Mato Limão, Jalalo Ramos, Poilão e Figueira Gorda, além de visitas a localidades afectadas, como Ribeira Seca, Ribeirão Almaço, Ribeira dos Picos e Ribeira Cumba.
Inforpress // Redação Tiver