A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, considerou nesta terça-feira, 21, na Ribeira Brava, que as Nações Unidas estão disponíveis para identificar áreas que podem contribuir para o desenvolvimento de São Nicolau. Patrícia Portela de Souza, falava na sequência de um diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.
Durante um diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 com a comunidade educativa do Tarrafal, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Patrícia Portela, destacou os desafios e as oportunidades existentes na ilha, salientando que “as oportunidades no campo económico e o talento humano que São Nicolau tem, e que muitas vezes acaba por migrar, podem também ser aproveitados localmente e noutras ilhas”.
De acordo com a responsável, 20 agências, fundos e programas da ONU trabalham atualmente com Cabo Verde, com foco no desenvolvimento sustentável, inclusão social, economia e empoderamento das populações.
Relativamente ao papel da juventude caboverdiana na concretização dos ODS, a representante afirmou que “o futuro é dos jovens e das crianças”, razão pela qual as celebrações dos 80 anos das Nações Unidas começaram com diálogos com a juventude, para “ouvir os seus sonhos e aspirações e trabalhar na criação de mais oportunidades para todos”.
As comemorações da Semana das Nações Unidas em Cabo Verde decorrem na ilha de São Nicolau sob o lema “Somos melhores juntos”, assinalando três marcos históricos: os 80 anos da ONU, os 50 anos da Independência de Cabo Verde e os 50 anos de presença das Nações Unidas no país.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver