Cerca de uma centena de jovens de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau reúnem-se hoje e terça-feira, 11, no Mindelo, no Fórum Regional da Juventude. Durante dois dias, os jovens da região norte do país vão ouvir, debater e pensar soluções sobre as potencialidades, oportunidades e desafios do sector da economia azul e da economia criativa.
A cerimónia de abertura deste primeiro fórum regional ocorreu na manhã de hoje, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com foco nos desafios dos sectores da economia azul e economia criativa nas ilhas do Norte do país. Neste primeiro dia, para além dos discursos na sessão de abertura oficial, que ocorreu na Universidade do Mindelo, teve também o trabalho em plenária, com o primeiro painel sobre o tema “Oportunidades para os jovens nos sectores emergentes da economia azul”. Ainda o período da manhã, contou com mais um painel sobre “Economia azul e os ODS”, para além da apresentação de dois projetos no sector da economia azul.
No período da tarde, para assinalar o Dia Mundial da População, que se celebra na terça-feira, 11, o programa abriu espaço para um workshop sobre igualdade e equidade de género, em parceria com o ICIEG, e visitas ao Centro Oceanográfico do Mindelo e à Fazenda do Camarão.
Este ano, os quatros fóruns que antecedem o Fórum Nacional da Juventude serão realizados nas ilhas de São Vicente, em curso e que junta jovens de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, Santiago (jovens de Santiago e Maio), Brava (jovens do Fogo e Brava) e Boa Vista (jovens de Sal e Boa Vista). O Fórum da Juventude é uma iniciativa do Governo, executada pelo Instituto do Desporto e da Juventude, que conta com a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, e com “forte engajamento” das câmaras municipais, entidades público-privadas e sociedade civil.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver