SÃO VICENTE CELEBRA 20 ANOS DA PARÓQUIA COM MISSA SOLENE

A eucaristia solene e procissão agendada para quinta-feira, 22, afigura-se como um dos pontos altos da celebração dos 20 anos da Paróquia de São Vicente, que foi criada a 22 de Janeiro de 2006.

A informação foi avançada à Inforpress pelo pároco, Adriano Baptista, que destacou essa data de grande envergadura e que já está sendo assinalada desde o início do mês de Janeiro.

Neste sentido, a manhã de quinta-feira, 22 de Janeiro, vai ser assinalada com a eucaristia solene, presidida pelo núncio apostólico de Cabo Verde, Waldemar Stanislaw Sommertag, que está neste momento no arquipélago.

Logo de seguida, acontece a procissão, que deverá contar com centenas de fiéis, e que passará por algumas artérias da zona de Monte Sossego, onde se encontra localizada a igreja paroquial, e da cidade do Mindelo.

As actividades do dia terminam com um almoço-convívio.

Entretanto, o padre Adriano Baptista adiantou à Inforpress que a data está a ser comemorada desde início do mês de Janeiro, mais precisamente no dia 04, com a celebração da família.

A comissão dos festejos, segundo a mesma fonte, organizou também uma novena em honra a São Vicente, que possibilitou nove dias de oração, de 11 a 19 de Janeiro.

Como outros pontos, foram ainda realizados um jantar-gala, no dia 17, e na terça-feira, 20, uma palestra ministrada pelo bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, que foi o primeiro pároco da paróquia, criada a 22 de Janeiro de 2006.

O padre Adriano Baptista assegurou que a ideia foi compartilhar com os fiéis, amigos e demais são-vicentinos, um pouco da história da paróquia e o percurso feito nestas duas décadas, que foram de “muita gratidão e de alguns desafios que estão a ser superados todos os dias”.

Já no dia de hoje, acontece a eucaristia de aniversário da igreja paroquial, que foi edificada em 2018.

O actual pároco garantiu ainda que as actividades para comemorar os 20 anos devem prolongar-se até 12 de Julho, data que marca o encerramento do ano pastoral.

Na agenda já estão programadas, ainda sem definição de datas, uma assembleia paroquial e ainda um evento cultural denominado “Cantar São Vicente”.

Estes e outros pontos que devem assinalar esta “importante data” da paróquia, que a cada dia tem vindo a angariar cada vez mais fiéis, afiançou Adriano Baptista.

O padre, que está a cerca de quatro anos à frente da paróquia, destacou o interesse crescente que as pessoas têm vindo a demonstrar, reafirmando a proximidade à comunidade, que aumenta a “olhos vistos”.

Além da parte religiosa, o Dia do Município de São Vicente vai ser comemorado com sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que deverá contar com as intervenções dos eleitos municipais e do presidente da câmara municipal.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *