SÃO VICENTE: GOVERNO NEGOCIA COM EMBAIXADA DA CHINA FINANCIAMENTO PARA ESTALEIROS DO CARNAVAL

O Governo está em negociações com a Embaixada da China para construir os estaleiros dos grupos do Carnaval de São Vicente, anunciou o ministro da Cultura, destacando que o projecto e o orçamento estão concluídos, faltando o financiamento.

Augusto Veiga, que falava à imprensa após a primeira volta do desfile oficial do Carnaval de São Vicente, que a” delegação chinesa esteve presente no evento” mostrando que  “há abertura total do Governo para apoiar a melhoria das condições estruturais dos grupos carnavalescos”.

Segundo o governante, o Executivo tem reforçado o investimento no Carnaval, aumentando “quase 100%” os apoios financeiros nos últimos dois anos, tanto em São Vicente como a nível nacional.

“O Governo melhorou, em dois anos, aumentando quase 100% os valores financeiros a nível do Carnaval, em São Vicente e em todo o Cabo Verde. Da parte do Ministério da Cultura há total abertura para o diálogo com os grupos, para melhorar este sector, porque acreditamos no Carnaval como uma das atracções turístico-culturais de Cabo Verde”, afirmou.

No entanto, Augusto Veiga considerou que também deve haver interesse por parte dos grupos em dialogar, sublinhando que este ano “não houve qualquer tentativa dos grupos de São Vicente em dialogar” com o ministério, apesar de este se manter disponível para trabalhar com todos.

Relativamente à localização dos futuros estaleiros, indicou que foi apontada a zona do Lazareto, existindo ainda outro espaço sugerido pela câmara municipal. O espaço definitivo será acordado entre a Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV) e a autarquia.

“O projecto e o orçamento já existem e agora estamos à procura de financiadores. Há vontade do Governo para avançar e retomar este assunto o mais rápido possível”, assegurou.

Sobre o desfile oficial, o ministro afirmou que superou as suas expectativas, elogiando o desempenho dos grupos Flores de Mindelo e Cruzeiros do Norte, que, segundo disse, apresentaram enredos consistentes e carros alegóricos de grande nível.

“Em relação ao Flores de Mindelo, foi o melhor desfile que eu já vi nos últimos anos e acho que de sempre. Cruzeiros também fizeram um enredo muito bom e trabalharam muito bem. Vimos carros alegóricos com grande nível”, disse o ministro, para quem as pessoas devem “elogiar os grupos que demonstraram realmente o seu amor pelo Carnaval e por São Vicente”.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *