SAÚDE: CABO VERDE ESTÁ NUMA FASE DE TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

A área da saúde carrega em si alguma particularidade e a mensagem é de reforçar o compromisso com a saúde pública ciente das adversidades. Considerações feitas pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, no âmbito das celebrações natalícias no HUAN, considerando que Cabo Verde está na fase da transição epidemiológica.

Antecedendo o ato da celebração eucarística na Capela Santa Isabel do Hospital Universitário Agostinho Neto, o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, considerou que as festividades do Natal são sempre momentos especiais para todos e na área da saúde carrega em si alguma particularidade.

Segundo Monteiro a mensagem é de reforçar o compromisso na área da saúde pública, assegurando os ganhos adquiridos.

Conforme explica, os desafios nos sistemas atuais continuam a persistir e Cabo Verde está ainda na sua fase de transição epidemiológica onde ainda persistem algumas doenças infetocontagiosas.

Evandro Monteiro afirma que para além dessas enfermidades, existem também as doenças cardio-vasculatórias, desafios na área da oncologia e nos serviços de neonatologia, ressalvando que Cabo Verde é o país africano com menor taxa de mortalidade infantil, com decréscimos significativos e progressivos. Seguida a celebração eucarística, dirigiram se para um momento musical com Banda Discípulo de Ano Nobo e Banda Municipal da praia e entrega de prendas na ala de pediatria.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *