SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS: UMA PREOCUPAÇÃO DE TODOS

A temática da saúde mental tem ganhado espaço nos debates escolares. Impulsionado pela pandemia de covid-19, o assunto não saiu mais da pauta das escolas e deve permanecer. A escola secundaria Manuel Lopes é um exemplo das escolas que tem trabalhado em prol da inclusão e na parte mental dos seus alunos.

Os problemas relacionados à saúde mental, intensificados neste momento, também atingem fortemente adolescentes e jovens, afetando inclusive sua relação com a educação, a escola fica assim responsável em identificar estes casos, e trabalha-los da melhor forma possível, preservando a integridade dos alunos.

Marcos Costa, diretor da ESML, que acolheu hoje uma atividade especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, organizada pelo Programa Nacional de Saúde Mental em estreita parceria com o Serviço de Inclusão Educativa e Promoção da Cidadania da Direção Nacional de Educação, acredita que o evento é de extrema importância porque a questão da saúde mental hoje em dia não se limita a adultos, ela começa na adolescência, nos jovens e ela deve ser amplamente divulgada e amplamente refletida.

Costa afirma que escola é um espaço ideal para promover essas atividades porque é nela que encontramos jovens, e com isso conseguem ter um efeito multiplicador, passando assim de jovem para jovem, tanto na escola como nos bairros onde residem. Frisando ainda que através do gabinete de apoio aos alunos não tem registrado tantos casos, mas que notaram alguns problemas decorrentes de perturbações mentais nos alunos.

Na mesma linha, o professor de geografia, Claudino Cardoso, acredita que o evento realizado no liceu é de extrema importância, uma vez que irá consciencializar os alunos sobre as questões da saúde mental, numa época em que há muitos alunos com perturbações mentais.

As doenças mentais são compreendidas como transtornos da trajetória da vida, que evoluem a partir de alterações do neuro desenvolvimento e que manifestam seus primeiros sinais na infância. Tal perspetiva enfatiza o papel da escola que passou a ser um local privilegiado de grande concentração de estimulação longitudinal e de grande impacto sobre todos os aspetos da vida.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *