SAÚDE ORAL: CIRURGIÃO MAXILO-FACIAL DESTACA A IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

O cirurgião maxilo-facial, Jorge Carvalho, alertou hoje para a importância da saúde oral na prevenção de doenças, uma vez que desempenha um papel fundamental na saúde geral do corpo. O médico cirurgião fez esta advertência em entrevista a propósito do Dia Mundial da Saúde Oral que se assinala a 20 de Março.

O médico cirurgião maxilo-facial fez esta advertência em entrevista à Inforpress a propósito do Dia Mundial da Saúde Oral que se assinala a 20 de Março, reiterando que manter uma boa saúde oral pode prevenir várias doenças e melhorar a qualidade de vida.

Segundo a mesma fonte, para quem cuidar da saúde da boca é tão importante quanto cuidar da saúde das outras partes do corpo, constituindo uma “componente essencial” do bem-estar geral, mas muito descuidada, as doenças bucais mais prevalecentes em Cabo Verde são a cárie e doenças gengivais.

Nesta base, recomendando visitas regulares ao dentista, de seis em seis meses, já que ajudam na prevenção de doenças, o médico cirurgião insiste que uma boa higiene oral, alimentação saudável, evitar coisas doces, consumo excessivo do álcool, entre outros hábitos sadios, contribuem para dentes fortes e saudáveis, essencial para evitar problemas dentários.

Neste particular, o doutor Jorge Carvalho defendeu a necessidade de se chegar mais perto das comunidades, da população, através da rádio ou televisão como instrumentos para a realização de programas educativos em saúde bucal, uma maior atenção do Governo a nível da odontologia, área da saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e condições relacionadas à saúde bucal.

O objectivo do Dia Mundial da Saúde Oral é alertar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal e de visitar o dentista regularmente, pelo que, segundo o especialista é “muito importante” aprender a prevenir os problemas relacionados aos dentes, língua e gengiva para ter uma vida saudável, o que também impacta directamente na vida social e profissional das pessoas.

O cirurgião maxilo-facial conclui, lançando um apelo às autoridades competentes no sentido de se levar a cabo acções de sensibilização e dar prioridade à saúde oral em Cabo Verde.

Fonte:Inforpress // Ad: Redaçao Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *