SC: CRIANÇAS EM RISCO JA TÊM CENTRO DE CUIDADO

O Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, acompanhado por uma delegação com representantes da Direção Geral da Inclusão Social, do ICIEG e da Alta Autoridade para a Imigração, foi recebido pela Presidente Jassira Monteiro e sua equipa, nos Paços do Concelho.

O encontro destinou-se a conhecer as instalações do Centro de Acolhimento e Integração Social (CAIS) que vai albergar os serviços de Pensão Social, Habitação Social, Loja Social, Casa da Sopa, Centro Psicossocial, Verdefam, ICIEG, Unidade de Atendimento aos Imigrantes, Cadastro Social Único, Rendimento Social de Inclusão, Direção da Educação e Formação Profissional, mas também os serviços da Assembleia Municipal.

“Estamos aqui, sobretudo, para encontrar soluções mais viáveis para a implementação na sua totalidade e funcionalidade do Centro de Acolhimento e Integração Social, a nossa ambição é grande e agradecemos a disponibilidade do Ministro em visitar-nos, isso só prova, mais uma vez, que estamos engajados pela mesma causa”, disse Jassira na intervenção de boas vindas.

Segundo Fernando Elísio Freire, “esta visita serve para definir os caminhos e o futuro na área da proteção e inclusão social, porque o município de Santa Catarina, sendo um município estratégico, representa e muito aquilo que é o nosso país, e nessa questão de inclusão Santa Catarina tem que estar na linha da frente porque arrasta pela sua importância os outros municípios”.

“Temos áreas que são sensíveis e que poderão definir aquilo que é o sucesso das nossas políticas, nomeadamente, das crianças, das meninas, das mulheres e dos imigrantes. Queremos, de facto, ter uma presença efetiva em Santa Catarina, mas ainda temos pendências como é o caso do Centro de Cuidados e do Centro de Emergência Infantil, os espaços já estão identificados e queremos avançar para uma rápida materialização” disse o Ministro, acrescentando: “queremos que as crianças tenham proteção e cuidados especiais, e estamos disponíveis a desenvolver projetos para dar uma boa solução”. 

O Centro de Cuidados é um projeto financiado pela Cooperação Luxemburguesa, no valor de 6 mil contos (seis milhões de escudos), e o seu objetivo é “trabalhar com as crianças e adolescentes com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade, irá ter salas de acompanhamento, creches para as crianças, e salas de consultas, e será instalado no edifício do ICCA”, disse, por sua vez, a Vereadora do Desenvolvimento Social, Isabel Monteiro.

Quanto ao Centro de Emergência Infantil, o processo está um pouco mais atrasado, mas a ideia é vir a funcionar, também, no edifício do ICCA.

Sempre acompanhado da Presidente Jassira, da Vereadora Isabel Monteiro e de técnicos da Câmara Municipal, o Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social visitou o CAIS, cujas instalações estão integralmente prontas, só faltando adquirir equipamentos para entrar em funcionamento pleno, o que irá ocorrer nas próximas semanas. 

Fonte: CMSC // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *