SECTOR PÚBLICO EMPRESARIAL CRESCE 2,3% NO 2º TRIMESTRE DE 2024

O Sector Público Empresarial, cresceu 2,3% no 2º Trimestre de 2024, totalizando 9,9 mil milhões de escudos cabo-verdianos. Esse crescimento reflete em parte, a evolução favorável da economia nacional, que registou uma taxa de crescimento real de 8,5% no período, segundo o Relatório Trimestral de Desempenho de Cabo Verde.

Conforme o documento, as empresas TACV, CV Telecom, ENAPOR, NOSi e EMPROFAC destacaram-se como as principais responsáveis pelo aumento do Volume de Negócios, contribuindo com 90,4% da variação positiva registada no sector.

O EBITDA foi de 2,1 mil milhões de CVE, o que contribuiu para um Resultado Líquido positivo de 256,7 milhões de CVE.

A mesma fonte indica que o activo do SPE cresceu, atingindo 119,9 mil milhões de CVE. O capital próprio teve um aumento de 82,7% em relação ao mesmo período de 2023, situando-se em 22,3 mil milhões de CVE.

Entretanto, o stock do passivo contingente (stock do aval) totalizou 21,4 mil milhões de CVE, correspondendo a 7,6% do PIB, o que representa um ligeiro aumento do risco financeiro, com uma dinâmica negativa de 0,5 pontos percentuais face ao período homólogo.

A avaliação do risco do SPE, realizada com a ferramenta SOE Health Check Tool do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou que 33,3% das empresas foram classificadas como de risco moderado, mantendo o perfil de risco observado no ano anterior.

Entre as seis maiores empresas do SPE, metade apresenta risco moderado, incluindo ASA, IFH e EMPROFAC. Já a ENAPOR e a TACV, embora com tendência de melhoria, ainda são classificadas como de alto risco.

A única empresa que continua com uma avaliação de risco muito elevado, é a ELECTRA.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *