SEIS CRIANÇAS MORRERAM DE ENVENENAMENTO POR PESTICIDAS

Seis crianças que morreram numa cidade sul-africana no início deste mês ingeriram um composto químico utilizado em pesticidas. Disse o ministro da Saúde do país nesta segunda-feira, num caso que suscitou apelos a controlos mais rigorosos da segurança alimentar.

Os meios de comunicação social locais noticiaram que as crianças morreram depois de terem comido aperitivos comprados numa loja informal no bairro de Soweto, perto de Joanesburgo.

“A causa da morte é inequivocamente o organofosforado… um grupo de substâncias que são normalmente utilizadas na agricultura ou como pesticidas”, disse o Ministro da Saúde Aaron Motsoaledi aos jornalistas ao anunciar os resultados de uma análise toxicológica.

As autoridades sanitárias ainda estão à espera dos resultados dos testes efectuados em amostras de amostras de esquinas de bairros informais – conhecidas como lojas spaza na África do Sul – no Soweto, enquanto tentam determinar a origem do organofosforado.

“A nossa teoria, até prova em contrário, é que eles (as lojas) estão a utilizá-los como pesticidas para matar ratos… Também está a ser vendido às comunidades para matar ratazanas”, disse Motsoaledi, acrescentando que os produtos pesticidas que contêm organofosforados não se destinam a ser utilizados habitualmente nas casas das pessoas.

“Qualquer veneno que se utilize para matar pragas ou qualquer outra coisa a nível doméstico não é suposto matar seres humanos”, afirmou.

Fonte: REUTERS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *