SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2024

O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais e Centros de Saúde em parceria com a UNICEF, comemora de 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), sob o lema “Apoie a Amamentação. De realçar que devido a greve dos profissionais de saúde, as atividades foram reprogramadas para esta semana, 05 a 08 do corrente mês.

A SMAM 2024 se concentrar na sobrevivência, saúde e bem-estar. Conforme a nota, vai mostrar também a necessidade de melhorar o apoio à amamentação para reduzir as desigualdades existentes na nossa sociedade, com um foco especial na amamentação em tempos de emergências e crises.

O tema está alinhado com a área temática 2 da campanha WBW-ODS 2030. O aleitamento materno pode atuar como um fator de igualdade na sociedade e esforços devem ser feitos para garantir que todos tenham acesso a apoio e oportunidades para amamentar.

É essencial que ninguém seja deixado para trás, especialmente mães vulneráveis que podem precisar de apoio adicional para reduzir as desigualdades na amamentação.

Públicos-alvo, incluindo atores ao longo da Cadeia de Apoio ao Aleitamento Materno, organizações da sociedade civil, governos, formuladores de políticas, sistemas de saúde, locais de trabalho, comunidades e pais estarão engajados para colmatar lacunas nas desigualdades em amamentação e apoiar a amamentação para todos, especialmente os grupos vulneráveis.

A nível nacional as estruturas de saúde estarão a desenvolver várias atividades com profissionais de saúde, grávidas, mães, famílias, comunidades, locais de trabalho, participação em programas de rádio e televisão, com objetivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. Devido a greve dos profissionais de saúde, as atividades foram reprogramadas para esta semana.

Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *