O ano lectivo 2024/25 em São Filipe inicia-se no dia 16 de Setembro com aproximadamente seis mil alunos (5.734) do pré-escolar ao 12º ano e orientados por 228 professores, disse o delegado do Ministério da Educação, Emanuel Barbosa.
O delegado do Ministério de Educação que se reuniu hoje com os directores dos agrupamentos, gestores das escolas e a equipa da delegação, disse que os preparativos para o ano lectivo 2024/25 estão a ser executados com sucesso e estão criadas as condições necessárias para o início das aulas dentro da normalidade sob o lema “resiliência, confiança, qualidade, transformando a educação, transformando o futuro”.
O delegado detalhou a distribuição dos alunos, com 800 crianças distribuídas em 26 estabelecimentos de educação pré-escolar, 3.617 no ensino fundamental obrigatório e 1.317 no ensino médio, distribuídos em quatro grupos, totalizando 226 turmas sob a orientação de 228 professores.
O delegado do Ministério da Educação destacou também a necessidade de contratação de oito professores para preencher vagas de transferência e de licenças sem vencimento.
O ano lectivo 2024/25 vai ser marcado pela generalização da matriz curricular da educação do 1º ao 12º ano de escolaridade, melhoria do desempenho profissional dos docentes e da gestão administrativa e pedagógica dos ensinos básico e secundário e de promoção do Plano Nacional de Recuperação das Aprendizagens aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Entre as prioridades estão a revisão curricular no ensino secundário, a supervisão pedagógica reforçada, a implementação do programa “aprendizagem na idade certa” para 100% dos alunos até ao 3º ano, e a formação contínua de professores.
Também serão promovidos cursos técnico-profissionais do programa de superação educativa, nomeadamente de cuidadores de dependentes e instalação e manutenção de equipamento informáticos e telecomunicações Plano Nacional de Recuperação das Aprendizagens para alunos com dificuldades.
Barbosa ressaltou que os manuais escolares do 1º ao 9º ano estão disponíveis nos Correios e livrarias, enquanto os do 10º ano estão em fase de elaboração.
Acrescentou que o Governo subsidia a produção desses materiais e que todos os alunos do 1º ao 9º ano de famílias nos grupos 1 e 2 do Cadastro Social Único vão receber kits escolares constituídos essencialmente por manuais escolares.
Ao nível da manutenção, reabilitação de infra-estruturas e equipamentos das escolas, lembrou, assistiu-se há dias à reabilitação, ao início dos trabalhos de reabilitação das infra-estruturas sanitárias e de cozinha das escolas primárias de Monte Grande, Curral Grande, Ponta Verde e Pé de Monte.
O delegado do Ministério da Educação avançou que foram instalados equipamentos da sala de educação à distância e montagem dos laboratórios tecnológicos nas escolas secundárias Dr. Teixeira Sousa e Pedro Verona Pires, assim como a reparação de equipamentos escolares e várias outras intervenções na maioria das escolas.
Emanuel Barbosa reconheceu que algumas escolas, como as de Ponta Verde, Monte Grande e Pedro Cardoso (São Filipe) precisam ser reabilitadas e lembrou que algumas foram reabilitadas recentemente.
Com relação à escola secundária Dr. Teixeira de Sousa avançou que carece de uma reabilitação total e não apenas a nível das instalações sanitárias e acrescentou que o “sonho” é ver a escola totalmente reabilitada e com infra-estruturas que se ajustem ao sistema actual.
Para as escolas básicas de Ponta Verde, Monte Grande e Pedro Cardoso a delegação está a trabalhar em parceria com a câmara de São Filipe para através da ONG Luxemburguesa avançar com a reabilitação das mesmas.
Segundo o mesmo, os géneros alimentícios estão no concelho e ainda esta semana serão distribuídos às escolas para que, a partir do início das aulas, os alunos do 1º ao 12º ano de todas as escolas do município possam beneficiar de refeição quente.
Quanto ao transporte escolar, disse que, à semelhança do ano passado e em estreita colaboração com a edilidade de São Felipe, o funcionamento do transporte escolar está garantido a partir do dia 16 de Setembro.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver