SHIRA ALMADA BUSCA MELHORAR VIDA DOS PORTADORES EM SV

 A Associação de Paralisia Cerebral Shira Almada procedeu hoje, no Mindelo, à inauguração da sua sede para melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens com a doença, em complemento com o serviço público. Os objectivos foram anunciados pela presidente da Instituição, Mirian Almada.

Segundo a mesma fonte, a ideia do projecto surgiu em 2019, quando a filha, Shira Almada, nasceu com paralisia cerebral e hidrocefalia.

Daí então, ela e o marido decidiram conhecer a realidade das famílias com crianças especiais, através de visitas, nas quais perceberam que poderiam trazer “mais-valia” e trabalhar juntos com as estruturas da saúde.

“A Associação Paralisia Cerebral surgiu com o objectivo de complementar e intensificar o atendimento que as crianças e adolescentes já estavam a receber e ajudar na melhoria das condições para a sua reabilitação e, consequentemente, melhores condições de vida”, explicou.

Em Maio de 2021, continuou, criaram um projecto de apoio às famílias, fazendo doações, com a ajuda de parceiros locais, de géneros alimentícios, vestuários, calçados, produtos de higiene e apoio para a aquisição de medicamentos e realização de exames.

De seguida, a 30 de Setembro de 2021, constituiu-se a assembleia para a criação da associação, que hoje inaugurou a sua sede, na zona de Monte Sossego, no Mindelo.

Mas, há algum tempo que trabalham com 38 crianças, adolescentes e jovens com paralisia cerebral e outras patologias, com a faixa etária de um aos 15 anos, e alguns já na idade adulta de mais de 20 anos.

“É de realçar que não trabalhamos só com o portador da deficiência, mas com toda a família, apoiando nas mais diversas áreas”, sublinhou Mirian Almada.

Sendo assim, diariamente, a associação oferece, segundo a mesma fonte, o serviço gratuito da fisioterapia, psicomotricidade, este último que ainda não existe nas estruturas públicas, e ainda faz a intermediação para consultas diversas como psicologia, fonoaudiologia, estomatologia e exames, uma vez que trabalham em parceria com a Delegacia de Saúde de São Vicente.

Um trabalho em conjunto, que, assegurou Mirian Almada, permite evitar o agravamento e a instalação de alterações posturais mais severas nas crianças, evitando deformidades e, ao mesmo tempo, possibilita “maior ganho” a nível da independência e motora, como andar, sentar, ficar de pé, jogar, rolar, tocar objectos, engatinhar e se locomover de maneira geral.

“Oferecemos aos pais e aos encarregados um espaço onde é possível ter este atendimento e esta esperança na melhoria da qualidade de vida da criança”, considerou a responsável.

A visão, ajuntou, também é ensinar aos pais técnicas para ajudar os filhos a desenvolverem força muscular, coordenação e habilidades motoras em casa.

Neste momento, a associação Shira Almada funciona de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 13:00, mas, Mirian Almada confirmou que já conseguiram uma outra parceria que os vai permitir estender o atendimento para mais horas no período da tarde.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *