A Ordem dos Médicos de Cabo Verde, realizou hoje um simpósio, destinado a profissionais de saúde, para capacitá-los sobre a questão do politraumatismo. Por ocasião, o doutor Daniel Almeida avançou que vai ser assinado um protocolo, que tem como objetivo de evacuar pacientes para os Estados Unidos de América.
Segundo informou o bastonário da Ordem dos Médicos em Cabo Verde, uma das maiores preocupações do país é a capacitação dos profissionais dessa área, tornando por vezes prejudicial a eficiência da sua equipe e comprometer a saúde do paciente.
Por ocasião, Danielson Almeida adiantou que vai ser assinado um protocolo entre a comunidade médica dos cabo-verdianos em Estados Unidos e o hospital Agostinho Neto, e a ideia para já, é evacuar os pacientes para aquele país norte-americano.
É de realçar que a partir de agora é possível fazer estudo imediatamente patológica para saber qual é o tipo de lesão dos pacientes, graças aos novos equipamentos de biopsia, sem precisar de evacuação.
Esses equipamentos, segundo Danielson Almeida, são avanços importantes de suporte ao serviço de oncologia no hospital agostinho Neto, visto que permitem a retirada de células ou de um pequeno fragmento em qualquer parte do corpo com suspeita de câncer ou lesão, só assim é possível saber se há necessidade de fazer quimioterapia, intervenção cirúrgica ou evacuação.
Redação Tiver