SINDEP ameaça recorrer ao tribunal constitucional, caso o diploma que aprova Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente for vetado. Declarações feitas pelo Presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Jorge Cardoso que se mostrou confiante com a aprovação do documento, a margem do encontro com o Presidente da República, que por seu lado, afirmou que antes, vai ouvir todos os sindicatos e o governo até o final deste mês.
Durante o encontro, o SINDEP afirmou que o Presidente da República, enquanto guardiao da constituição da república vai fazer a sua influencia e pela prórpia estabilidade social do país e pensa que terá as suas ações sobre esssa matéria.
Conforme as explicações do presidente do SINDEP, é um documento péssimo e o mais alto magistrado da naçao está ciente disso. Por sua vez José Maria Neves afirma que vai auscultar todos os sindicatos.
Neves reafirma que esta situação exige muito diálogo entre o principais parceiros sociais e pretende estimular este diálogo para que haja entendimentos.
O chefe da nação, reitera o seu compromisso de garantir a paz social, para que a abertura do novo ano lectivo seja com tranquilidade. Enquanto isso José Maria Neves espera a serenidade de todos os atores.
Redação Tiver