O Sindicato de Transportes, Hotelaria e Turismo, anunciou a suspensão do pré-aviso de greve dos trabalhadores da CV Handling prevista para um período de 72 horas. Joaquina Almeida, considera que o consenso é “muito trémulo”.
A suspensão do pré-aviso de três dias de greve, prevista para ter início no dia 06 e terminar no dia 09, aconteceu depois de uma reunião conciliatória, promovida pela Direcção-Geral do Trabalho (DGT) no sentido de dirimir os conflitos existentes entre os trabalhadores e a entidade patronal.
A dirigente do SITTHUR, Joaquina Almeida, disse que embora essa reunião que durou um dia e meio tenha sido “muito conturbada”, houve ganhos para os trabalhadores no que concerne ao subsídio noturno, lamentando, entretanto, o facto de a empresa continuar “ainda relutante” em reconhecer o SITTHUR, os órgãos recém-eleitos, como parceiro para o diálogo.
Joaquina Almeida, avançou que o administrador da CV Handling, esteve presente no encontro, demonstrandoum comportamento alterado e fez uma intervenção negativa em relação ao sindicato. O SITTHUR considera que o consenso alcançado é frágil, uma vez que a empresa não demonstrou disposição para cumprir a lei. Embora o acordo tenha sido possível, ele estabelece de forma clara que os trabalhadores que atuam no período noturno têm direito a um subsídio não inferior a 25%.
O SITTHUR alertou que, caso a empresa não cumpra o acordo, poderá adotar novas formas de luta, incluindo recorrer ao tribunal. Além disso, a líder sindical lembrou que, recentemente, um trabalhador faleceu na pista do aeroporto, sem que se tenha esclarecido se a morte foi causada por algum risco relacionado ao trabalho que estava a desempenhar.
Das reivindicações dos trabalhadores da CV Handling constam ainda o subsídio de risco, organização da escala de trabalho, permitindo o tempo de descanso “condignamente”, entre outras.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver