PORTUGAL: SITUAÇÃO DOS INCÊNDIOS MELHORA MAS PROTEÇÃO CIVIL ALERTA

Proteção Civil regista 19 incêndios em curso com especial atenção para os fogos em Castro Daire e em Arouca. Condições meteorólgicas vão ficar mais favoráveis mas autoridades alertam para potencias mudanças nas frentes de fogo ativas. Governo decretou dia de luto nacional.

Estão atualmente em curso 18 incêndios no território de Portugal continental, mobilizando 1.642 operacionais no terreno, apoiados por 20 meios aéreos. Os três incêndios em Castro Daire e o fogo de Alvarenga, no concelho de Arouca são, por esta altura, as situações mais preocupantes.

De acordo com André Fernades, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, os fogos em Oliveira de Azemeis, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, estão dominados mas o forte dispositivo mantém-se no local de forma a evitar potenciais reacendimentos.

“O complexo de fogos de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda está dominado mas mantêm-se mecanismos de defesa no terreno por ser expectável haver reacendimentos”, acrescentou André Fernandes.

O comandante explicou que as condições, do ponto de vista meteorológico, “tendem a ter um melhoria, contudo, as próximas 12 horas ainda serão complexas”.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *