SN: DELEGADO DO ICCA DEFENDE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE EMERGÊNCIA INFANTIL

O delegado do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, em Santiago Norte, José Maria Varela, anunciou que o seu maior desejo é ver o Centro de Emergência Infantil a funcionar na região. O delegado destacou a necessidade e a falta que este centro faz à localidade, pois visa responder às demandas dos seis municípios.

Além deste Centro de Emergência Infantil, para fazer chegar os serviços do ICCA a todos os cantos e cutelos da região, a delegação em Santiago Norte está a desenhar um projecto “Unidade Móvel”, que, conforme explicou o delegado, não é nada mais, nada menos do que uma viatura preparada que se desloca a todos os cantos, levando o nome, objectivo e divulgando o trabalho do ICCA.

Este projecto, segundo este dirigente, é uma iniciativa da sua equipa que posteriormente vai ser apresentado à presidente do ICCA e de seguida procuram financiamentos e apoios junto das diversas instituições, uma vez que o projecto é custoso e o ICCA não consegue suportar estas despesas.

É neste sentido que faz um apelo a todas as entidades governamentais e privadas, no sentido de se unirem a esta iniciativa e torná-la realidade para que a protecção e a reposição dos direitos e deveres das crianças e adolescentes sejam cumpridas na íntegra.

Um outro foco desta delegação é à semelhança do Centro Dia que têm em Assomada, que acolhe um número embora que limitado de crianças, e o de Santa Cruz, que acolhe mais de 80 crianças para apoios no estudo e apoio psicossocial, ter centros em São Miguel, Chão Bom e Vila do Mangui em Tarrafal de Santiago, para apoiar as crianças mais vulneráveis.

O delegado aproveitou para lembrar à sociedade de que a criança é um ser indefeso e de todos, daí a necessidade de protegê-la, trabalhar em conjunto, porque uma instituição só não consegue fazer este trabalho, apelando assim a uma união de todas as forças e entidades para trabalhar num só sentido: proteger as crianças. 

Fonte: Inforpress // Ad. Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *