Os condutores da empresa SolAtlântico, com o apoio do SIACSA, realizaram esta segunda-feira, uma manifestação pacífica na cidade da Praia. Segundo o presidente do referido sindicato, Gilberto Lima, a manifestação decorreu de forma legal, alegando que o Governo protegeu o infrator e ignorou os direitos dos condutores.
Em declarações à imprensa, Gilberto Lima explicou que os motoristas decidiram manifestar-se como forma de chamar a atenção para os problemas que enfrentam, acrescentando que para não prejudicar os utentes, foram disponibilizados alguns autocarros que continuaram em circulação durante o protesto.
Questionado sobre o que está em causa entre os dois acordos, o líder do SIACSA respondeu que se trata da reivindicação de sempre, referindo-se à luta contínua pelos direitos e melhores condições de trabalho dos condutores. A mesma fonte avançou que as manifestações irão decorrer por um período de três dias, após o qual será feita uma avaliação para decidir os próximos passos.
Por seu lado, o condutor Jailson Moniz sublinhou que os profissionais não pretendem criar constrangimentos, mas sim alcançar um acordo amigável com as entidades competentes.
Por fim, Lima defendeu que o tribunal deve ser mais rigoroso nos processos laborais, de forma a garantir maior celeridade e evitar atrasos como os que estão a ocorrer neste caso. De realçar que as manifestações irão decorrer por um período de três dias.
Redação Tiver