A ‘startup’ cabo-verdiana CaboPay, que participa na Web Summit 2025 em Lisboa, está a apresentar uma “proposta inovadora” para facilitar a transferência internacional de dinheiro de forma mais rápida, acessível e com custos reduzidos. Em declarações à Inforpress, Igor Monteiro, co-fundador e presidente executivo da empresa, de 23 anos, explicou que a solução foi concebida há mais de um ano e implementada há cerca de três meses.
A CaboPay, fundada por Igor Monteiro, presidente executivo (CEO), e Lorenzo Mello, é uma plataforma de pagamentos globais que utiliza a tecnologia ‘blockchain’ e ‘stablecoins’ (moedas digitais com valor indexado ao dólar) para realizar transferências internacionais a um custo de “microcentavos”.
O jovem empreendedor sublinhou que a solução da CaboPay se distingue das plataformas existentes ao permitir que as transferências globais sejam concluídas em minutos e “praticamente sem custos”.
O projecto, segundo ele, conta com ajuda do Governo de Cabo Verde, através de bolsas digital e de créditos, e ambiciona expandir o seu horizonte e fazer com que a transferência também seja feita a partir de Cabo Verde com criptomoedas.
Sobre a participação na Web Summit 2025, Igor Monteiro vê esta primeira presença como uma oportunidade de aprender com empreendedores mais experientes do mercado financeiro, procurar mentoria e apresentar o projecto a potenciais investidores internacionais.
No final, o CEO da CaboPay deixou um incentivo aos jovens cabo-verdianos com ‘startups’ nas áreas digitais e noutras, para que “não desistam dos seus sonhos e sigam em frente mesmo com obstáculos”.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver