As obras de expansão do Porto Grande, em São Vicente, devem começar no final de 2025 ou início de 2026, pelo menos “em termos de organização”. O investimento ronda os 80 a 90 milhões de euros e visa triplicar a área de atracamento da infraestrutura portuária.
Jorge Santos falava à imprensa à margem de uma visita ao Porto Grande do Mindelo e ao Terminal de Cruzeiros, que já se encontra na fase final das obras.
O Governo anunciou que o projeto de expansão do Porto Grande será o maior investimento realizado no âmbito da iniciativa Global Gateway, em parceria com a União Europeia, por meio de um crédito concessional. Após a conclusão do Terminal de Cruzeiros, as atenções estão voltadas para este grande empreendimento, cuja execução deverá durar entre três a quatro anos. A estruturação da engenharia financeira, envolvendo parceiros e a administração do porto, já está em curso. De acordo com o planejamento, o início das obras está previsto para ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026.
Sobre o Terminal de Cruzeiros, a Enapor reafirma que as obras deverão ser concluídas até ao final de Março. O PCA, Ireneu Camacho, garante que os navios de cruzeiro já poderão atracar na nova infra-estrutura a partir de Abril.
Durante a visita, o ministro do Mar foi questionado por um dos responsáveis da empreiteira sobre a falta de mão-de-obra especializada no mercado local, assim como a emigração de alguns trabalhadores, pelo que foi necessário trazer algumas equipas de Portugal para colmatar o défice. Jorge Santos defende que a situação deverá ser resolvida com a intensificação da formação profissional no setor da construção civil.
O Governo prevê que o Terminal de Cruzeiros deverá reforçar a posição da ilha de São Vicente “no segmento do turismo de cruzeiro, com um valor acrescentado superior ao que existe actualmente”.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver