SV: NÚNCIO APOSTÓLICO INSTA FIÉIS A ASSUMIREM AS SUAS RESPONSABILIDADES DENTRO DA COMUNIDADE

O núncio apostólico que presidiu hoje, no Mindelo, à eucaristia solene em honra a São Vicente pediu aos fiéis e demais cidadãos para assumirem as suas responsabilidades na comunidade e trabalharem para o bem comum.

Dom Waldemar Stanislaw Sommertag deixou as palavras à imprensa antes de presidir a homilia com a participação de centenas de pessoas, que lotaram a igreja da Paróquia de São Vicente, na zona de Monte Sossego.

O embaixador da Santa Sé em Cabo Verde, que se fez acompanhar do bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, exortou os são-vicentinos a se inspirarem no exemplo do santo celebrado hoje.

Segundo a mesma fonte, esses festejos devem servir para dar uma nova visão às coisas novas que chegam e aos novos dias.

“Queria transmitir essa mensagem, de que há que se tomar as suas próprias responsabilidades e não dizer que os outros são responsáveis”, enfatizou Dom Waldemar Stanisław Sommertag.

Cada cidadão, cada pessoa, que se sente integrado na comunidade, tem que ter as suas responsabilidades, acrescentou.

Um olhar, que, de acordo com o núncio apostólico deve ser sentido, tanto no sector religioso e social, mas também a nível mundial, desde a tenra idade.

A seu ver também é direccionado, principalmente os políticos, tidos como os responsáveis pelo bem comum.

“É principalmente uma mensagem de convivência pacífica e boa. Mostrar que todos estão unidos, porque a união faz a força”, sustentou Dom Waldemar Sommertag, para quem esta união deve ser demonstrada, especialmente, nestas festas, tanto locais, como nacionais.

As celebrações, advertiu, não devem servir para separar, mas sim de integração e para as pessoas se sentirem parte activa de um todo.

Referindo-se à Diocese do Mindelo, que visita pela terceira vez, o núncio apostólico disse ser com alegria que tem notado o seu crescimento e o maior envolvimento dos fiéis.

“Há uma perfeita sintonia entre sacerdotes e os fiéis. Se nota imediatamente o conjunto das boas intenções e a junção de esforços”, considerou.

Além da missa, a parte religiosa das celebrações do Dia do Município de São Vicente, assinalado hoje, contempla ainda uma procissão e um almoço-convívio.

Para a tarde está agendada a sessão solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acto que vai ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e contará com as intervenções do presidente da câmara municipal e dos eleitos municipais.

A sessão, segundo informações colhidas pela Inforpress, também reserva um momento de homenagem aos parceiros da edilidade no período pós passagem da tempestade Erin, a 11 de Agosto último.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *