O chefe de Esquadra da Polícia Nacional em São Vicente, Elvis Leite, garantiu que a criminalidade está a diminuir na ilha, devido as operações frequentes no terreno, e que tem agido na prevenção e combate.
Segundo a mesma fonte, os dados já comprovam que a criminalidade, em São Vicente, em 2023, teve o seu pico em Abril, e que a partir de um “novo modelo de policiamento” foram criadas equipas noturnas de prevenção e combate.
Questionado sobre o tipo de estupe-facientes mais consumidos na ilha e se possivelmente a droga k9, nos últimos tempos, muito falada no Brasil e que deixa os usuários como “zumbis”, já está a circular, Elvis Leite explicou que a autoridade policial tem capturado mais quantidades de haxixe, cocaína e cannabis.
Assegurou que a droga k9 ainda não foi detectada nas intervenções policiais no Mindelo.
Quanto à ultima mega-operação realizada, o porta-voz do comando disse ter contado com 70 agentes, que abordaram 242 pessoas, sendo 161 revistadas, e 18 conduzidas às unidades policiais para efeito de identificação.
A Polícia Nacional, deteve ainda, cinco indivíduos, dois dos quais por posse de produtos que se presume serem estupe-facientes, mas, que, segundo a mesma fonte, ainda está no departamento de pesagem e controlo de qualidade.
Foram ainda apreendidos uma faca e cerca de mil escudos em dinheiro.
Relativamente ao trânsito, a operação resultou na aplicação de duas coimas, uma no valor de cinco mil escudos, por vestuário inadequado do condutor em serviço de aluguer, e de 25 mil escudos por condução sob efeito do álcool.
A polícia deteve ainda três indivíduos por condução sem habilitação legal.
A intervenção também abarcou a fiscalização comercial, na qual seis estabelecimentos foram encerrados por incumprimento de horário de funcionamento, e três notificados para regularização dos estabelecimentos.
Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver