O Centro Delta Cultura, no município do Tarrafal, está a promover um programa focado no desenvolvimento das aptidões das crianças, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e com indivíduos mais felizes. A iniciativa oferece atividades educativas, desportivas e culturais para cerca de 260 crianças, adolescentes e jovens em função dos interesses individuais de cada um.
Gilson da Costa, coordenador de programas do centro, as atividades são oferecidas em dois turnos, dependendo do horário escolar de cada criança, e a escolha de atividades é feita com base no interesse das próprias crianças, incentivando um ambiente de liberdade e criatividade.
Conforme o coordenador, a maior parte das crianças vêm de contextos familiares vulneráveis, o que torna ainda mais importante a oferta de um acompanhamento personalizado.
Para isso, o centro conta com uma equipa de voluntários locais e internacionais, que apoiam no acompanhamento das crianças em atividades individuais.
Hoje, conforme ressaltou Gilson da Costa, os jovens participantes compreendem e entendem que a prática desportiva é para todos, e a formação de equipas mistas é um factor essencial para essa transformação, uma abordagem que visa também combater a exclusão, garantindo que o futebol se torne um espaço de acolhimento e respeito.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver