TERRIMAR ENCERRA PROJECTO DE CONSERVAÇÃO DA “CAREX ANTONIENSIS” 

A Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar), anunciou hoje o encerramento do projecto de conservação da planta “carex antoniensis” (paia de água). No encerramento foi realizado um concurso de desenhos que abrangeu alunos de sete escolas em Santo Antão.

Numa nota de imprensa, a que a Inforpress teve acesso, a Terrimar informou que o concurso se debruçou sobre o tema “Nossa ilha, nosso ambiente”, tendo os alunos, além dos desenhos, feito ainda apresentações de músicas, poesias e dramatizações, jogos e brincadeiras.

O concurso teve como propósito incentivar as crianças na preservação do meio ambiente em que vivem e consolidar a sensibilização que se tem feito nas escolas sobre a conservação desta espécie endémica “criticamente ameaçada de extinção”.

O projecto de conservação da planta “carex antoniensis” é financiado pelo Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF).

Esta espécie de planta, que consta da “lista vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), foi encontrada no início deste ano no concelho do Porto Novo.

A descoberta foi feita precisamente pela Terrimar que, nos últimos meses, levou a cabo em Santo Antão o projecto de conservação das espécies de plantas endémicas ameaçadas nas diferentes áreas protegidas desta ilha.

“A presença do ‘carex’ no concelho do Porto Novo é uma importante e inusitada descoberta, considerando que, desde sempre, a existência desta espécie era conhecida apenas no vale do Paul”, informou esta associação ambiental.

A Terrimar está também a trabalhar na conservação das espécies de plantas endémicas e vegetação ameaçadas no parque natural de Tope de Coroa, no Planalto Norte do Porto Novo, no quadro de um projecto financiado pelo programa de pequenas iniciativas.

Fonte: Inforpress // Ad:Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *